Graça, a Verdadeira e a Falsa

Continuação

[Continuação do Capítulo 10 do livro, The Believer's Conditional Security
(em inglês) escrito por Dan Corner.  Permissão para copiar este capítulo em sua integridade é concedida. 
Notas de rodapé completas deste capítulo encontra-se em nosso livro, juntamente com centenas de outras.]

 

Somos salvos pela graça (Ef 2:8;9), mantidos e fortalecidos pelo Senhor (Judas 1; II Tess 3:3).  Não há nada que possamos acrescentar para completar o trabalho de Cristo (Heb 10:12).  Entretanto, de acordo com o apóstolo Pedro, existem algumas responsabilidades cristãs básicas debaixo do guarda-chuva da graça de Deus, o que não é o mesmo que estar adicionando obras a graça, ou fazendo a salvação pela fé e obras, ou negando o trabalho infinito de Cristo, como alguns falsamente acusariam.  De outra forma, Pedro estaria em erro e ensinando engano ao falar para os cristãos praticarem o bem ou se portarem de acordo com algumas das passagens mencionadas anteriormente e, ao final de sua carta, dizer que esta é a verdadeira graça de Deus na qual os cristãos deveriam permanecer firmes.


Aparentemente, Pedro tinha um entendimento amplamente diferente do que muitos hoje em dia possuem!  Enfatizando, Pedro escreveu que sua mensagem é a verdadeira graça de Deus, em contraposição a todos os outros que possam tentar clamar o mesmo.  Caro leitor, responda, por favor, esta pergunta para si próprio:  Por acaso você está permanecendo firme no tipo de graça de Pedro – a verdadeira graça de Deus, ou em alguma falsificação sob o nome de graça?

 

Por Acaso o Verdadeiro Ensino da Graça Aceita que os Sexualmente Imorais entrem no Céu?

Agora estamos realmente entrando em uma questão relevante de nossos dias – imoralidade sexual!  Porém, mais do que apenas relevante, ao responder esta pergunta nós podemos distinguir a verdadeira graça daquela que é um pretexto para a libertinagem (Judas 4).  Por acaso o verdadeiro ensino da graça (e os verdadeiros professores da graça) consideram aceitável que os sexualmente imorais entrem no céu?


As citações abaixo são o que os mestres da doutrina “uma vez salvo, salvo para sempre” tem pregado para o mundo com relação a este tópico:

 

Bob George:


E como Paulo disse, “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm.”  Portanto, por acaso é permissível a fornicação?  Sim.  Acaso convêm?  Não.


Charles Stanley:


Não é mentir, trair, roubar, estuprar, matar, ou ser infiel que envia alguém para o inferno.

Tampouco nos tornamos não salvos por agir como não salvos.


John MacArthur:


Bem, alguém pode dizer, mas cristãos colocando-se fora da graça de Deus?  E quanto àqueles que cometem pecados abomináveis?  Por acaso não estão anulando o trabalho de redenção neles próprios?  Não estão eles renegando, perdendo por negligência o amor de Deus?


Certamente que não… é absurdo pensar que podemos renegá-la (a salvação), perdê-la por negligência devido a qualquer coisa que façamos.

Ministro John MacArthur's:


Em segundo lugar, você perguntou sobre pecados sexuais ocasionais ou bebedeiras.  Novamente afirmo que estes pecados não fazem um verdadeiro crente perder a sua salvação. 


John Ankerberg:


Mas cristãos podem chegar a perder recompensas no céu.  Acrescentando, nós só podemos imaginar o que alguns cristãos sentirão e experimentarão naquele dia quando perderem aqueles galardões celestiais por causa da inércia espiritual e outras conseqüências da fornicação ou adultério enquanto aqui na terra?  Certamente será uma troca infinitamente inferior – perder recompensas no céu por uns poucos momentos efêmeros de prazer sexual na terra.


Zane Hodges:


Paulo não diz, como alguns professores autoritários tão freqüentemente o fazem, que seus leitores devem questionar a sua salvação se vierem a tornar-se envolvidos em impureza sexual.


… não há mais covardes, não mais idólatras, não mais mentirosos – exceto aqueles que foram destinados ao lago de fogo!  Mas e quanto a aqueles cristãos nascidos de novo que praticaram estas coisas?  Para ser mais específico, e quanto a Salomão que terminou a sua vida em apostasia e idolatria (I Reis 11:1-10)?  A resposta é que eles todos estarão na presença de Deus como cidadãos do mundo eterno.  E qualquer que tenham sido seus defeitos aqui na terra, terão desaparecido.  Se foram mentirosos, não mais o serão.  Se idólatras, não mais idólatras serão.  Agora tornaram-se imortais e sem pecado.  Estão conformados a imagem do Filho de Deus.  Como chegaram eles a esta posição?  Pela graça de Deus.


Chuck Swindoll:


Você percebe o escândalo que eu estou declarando?  Se receber total autoridade, a nossa carne acabará exatamente como a daqueles que sequer nasceram de novo.  Isto explica como um cristão pode roubar e mentir.  Isto explica como que um cristão pode carecer de integridade e cometer adultério e ir contra as mesmas coisas que ele(a) uma vez apregoou.


Donald Cole:


Expectador ao telefone: Certo, senhor.  Mas algumas pessoas estão dizendo para os meus filhos “uma vez salvo, salvo para sempre”.  E eu estou tentando fazer o meu filho perceber que o seu pai está vivendo em pecado e enquanto ele não se arrepender, ele não estará no caminho para o céu.  


Donald Cole: Bem, se ele era um crente genuíno antes de ir viver com essa outra mulher, então ele está certamente indo para o céu e nunca sairá da estrada que leva ao céu.  

Hal Lindsey:


Bem, não há como não dizer que não haverão aqueles que nos condenarão e nos acusarão de ter “decaído da graça de Deus” por causa de algum comportamento que eles considerem errado, e talvez, realmente seja errado.  Mas nada, nem mesmo mal comportamento, pode jamais fazer Deus condenar um de Seus filhos novamente.


Dave Hunt:


Salvação é o completo perdão pela graça da pena por todo pecado, passado, presente ou futuro;...


O homem que vivia com a “mulher de seu pai” – um pecado terrível – não perdeu a salvação por causa disso...


John R. Rice:


Davi cometeu os pecados de assassinato e adultério.  Nós temos naturalmente que condenar estes pecados.  Eles são coisas muito ruins.  Mas os pecados de Davi estavam debaixo do sangue de Cristo, e no qüinquagésimo quinto Salmo, a oração de Davi mostra que ele não perdeu a sua salvação, mas a alegria da salvação.


J. Vernon McGee:


Pergunta:  Eu achei que havia nascido de novo quando tinha quinze anos.  Eu me sentia alegre e seguro em Cristo.  Mas depois de um tempo, o pecado voltou a aparecer e eu regredi.  Três casamentos, adultérios, mentiras, bebedeiras.  Por acaso eu era de fato nascido de novo?  O que devo fazer agora?


Resposta: … O simples fato de que você está transtornado por causa dessas coisas indica para mim que quando você diz que era nascido de novo aos quinze anos, você estava sendo preciso.

Erwin W. Lutzer:


Recentemente eu falei com um homossexual que acreditava ter aceito Cristo na idade de vinte anos, para depois mergulhar em uma vida de devassidão moral...  Quer ele fosse ou não um filho de Deus durante aqueles dias de negligente carnalidade (quem pode saber ao certo?), ele teve o relacionamento com seu pai interrompido.


Charles Ryrie:


… pecado não nos faz perder a salvação.


William Pettingill:


Se um santo pecador se recusar a confessar o seu pecado, então Deus deverá lidar com ele.  Em I Coríntios 5 há uma estância deste tipo. 


Robert Morey:


A eterna segurança do crente nasce da necessidade de uma expiação...


O fato dos santos não decaírem da graça ou em pecado, em última instância, não significa que cristãos não caiam em pecado muitas vezes em suas vidas.  Abraão mentiu, Davi cometeu adultério e assassinato e Pedro negou ao Senhor!


Em contraposição a todos os professores da doutrina “uma vez salvo, salvo para sempre”, as citações a seguir do Senhor Jesus, do Apóstolo Paulo, de Judas e de Deus propriamente dito devem ser consideradas para se chegar a verdadeira graça.  Estes comunicadores bíblicos foram os mestres iniciais da graça e as mais altas autoridades nas quais alguém pode se basear (II Tim 3:16;17)!  É o ensino deles que deve ser estudado e ser alvo de meditação para se saber se a verdadeira graça permite que pessoas sexualmente imorais entrem no céu ou não.  

 

O Senhor Jesus propriamente dito:


Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.  (Mc 7:21-23)


Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.  (Apo 22:15)


A palavra de fora em Apo 22:15 refere-se a ficar de fora da Nova Jerusalém.  Isto é outra forma de dizer no lago de fogo, uma vez que só há dois destinos eternos.

 

O Apóstolo Paulo:


Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.  (I Cor 6:9;10)


Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.  (Gal 5:19-21)


Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.  Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.  Portanto não sejais participantes com eles;  (Ef 5:5-7)


Judas:


assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.  (Judas 7)


O Deus Soberano de seu trono:


Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.  (Apo 21:8)


Enquanto que os professores populares da graça previamente citados (e muitos outros não mencionados aqui) dizem que graça permite a entrada de pessoas sexualmente imorais no céu, os verdadeiros professores da graça da Bíblia categoricamente afirmam não as mesmas exatas questões!  Isso cria duas respostas completamente opostas as mesmas questões, o que fala enormemente da incrível, criticável e irreconciliável diferença entre a mensagem popular da graça hoje em dia e a verdadeira graça ensinada na Bíblia.


Todas estas passagens são claras em transmitir a verdade de Deus quanto aos sexualmente imorais (e outros semelhantes) não entrarem no reino, a não ser que se arrependam. 


Observe especialmente Apo 21:8.  Lá nós observamos que o Pai amoroso não disse que os sexualmente imorais se algum dia tivessem sido salvos poderiam entrar no seu reino, chegando apenas a perder os seus galardões!  Tampouco ele disse que as pessoas que uma vez creram, mas posteriormente vieram a se tornar sexualmente imorais ainda poderiam entrar no reino baseados na obra de Jesus na cruz.  Ele disse que eles todos irão para o lago de fogo!  Isso significa que a única esperança que as pessoas que são sexualmente imorais tem, mesmo se tiverem sido previamente salvas é se arrependerem de tal ou então serão lançadas no lago de fogo.  Isso é consistentemente ensinado desde os evangelhos até o Apocalipse.  Isso é o que Deus quer que a humanidade saiba a cerca da imoralidade sexual. 


 

Em Qual Mensagem da Graça Você Vai Crer?

Não cometa erros quanto a isso, há duas mensagens da graça disponíveis para se escolher, assim como já havia no primeiro século do Cristianismo.  Mas só uma enfatiza vida de santidade e persistência em fazer o bem a ponto de serem estes pré-requisitos para se ver ao Senhor e receber vida eterna:


Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,  (Heb 12:14)


a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção;  (Rom 2:7)


Ainda mais, Paulo escreveu a cerca da verdadeira graça:


Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente,  (Titus 2:11;12)


Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que em santidade e sinceridade de Deus, não em sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e mormente em relação a vós.  (II Cor 1:12)


Por favor, observe que viver de acordo com a graça de Deus é viver em santidade e sinceridade!  Caro leitor, faça a escolha certa quanto a graça de Deus que de fato traz salvação.  Trata-se não somente da sua escolha, mas da sua eternidade.  Este é um assunto no qual você e seus amados não podem se dar ao luxo de estarem errados! 


Uma das mensagens da graça não aceita a idéia de você se segurar, se esforçar, se manter ou buscar se fortalecer.  Além disso, esta mesma mensagem da graça, baseada no ensino “uma vez salvo, salvo para sempre”, acha aceitável a idéia de imoralidade sexual, bebedeira, ganância, etc. no céu, se a pessoa já tiver tido um momento passado de verdadeira fé.  A conclusão final do “uma vez salvo, salvo para sempre” é:


Tanto cristãos quanto não cristãos podem ser adikoi (ímpios).


Alguns mestres da doutrina “uma vez salvo, salvo para sempre” dizem que todos os pecados – passados, presentes e futuros – foram perdoados no momento da salvação, conseqüentemente removendo a necessidade de perdão para outros, ou seja, de se confessar diante de Deus e se arrepender para receber subseqüente perdão e purificação depois da salvação inicial.  Em contraste, a graça bíblica ensina exatamente o oposto como é provado em outra parte deste livro. 


O que os professores da doutrina “uma vez salvo, salvo para sempre” estão ensinando sobre o pecado da imoralidade sexual está tão longe da verdade de Deus quanto o lago de fogo está do reino dos céus!  Por favor, pondere sobre esta afirmação e as conseqüências de se estar errado a este respeito. 


Somos salvos pela graça, mas é possível para um cristão debaixo da graça perder a sua herança no reino de Deus (Gal 5:21), negar a Cristo (Mt 10:33), ter sua parte na Nova Jerusalém removida (Apo 22:19) e, morrer espiritualmente, se este escolher viver de acordo com a natureza pecadora (Rom 8:13) como foi exemplificado com o Filho Pródigo que se tornou espiritualmente morto e perdido (Lc 15:24;32). 


Do mesmo jeito, a mesma pessoa que nos ensinou a verdade a respeito da graça como foi citada em Ef 2: 8;9 e Rom 11:6, também reportou que cristãos poderiam decair da graça chegando ao ponto em que Cristo seria de nenhum valor para eles (Gal 5:2-4).  Isso que foi dito, como um todo é a verdadeira graça de Deus, de acordo com Paulo.  Declarar algo diferente disso é colocar-se do lado da mensagem da graça falsificada, que continua sendo a mesma licença para a imoralidade que era nos dias de Judas. 


Como Podemos Agradar a Deus?

De acordo com alguns, um verdadeiro crente em Cristo automaticamente agrada a Deus:


Tudo o que temos que fazer é agradar a Deus.  E o que podemos fazer para agradar a Ele?  Apenas crer n’Ele e confiar n’Ele.  Nós não conseguimos agradar a Deus nem com todas as nossas obras e atividades fervorosas.  Nós agradamos a Deus quando cremos n’Ele e confiamos n’Ele.  Este é o evangelho da graça. 


Agradar a Deus segundo está na moda dizer é também parte do evangelho da graça, na forma como este vem sendo apresentado a nós em nossos dias.  Em contrapartida, segundo as escrituras, agradar a Deus não é algo que aconteça automaticamente com um crente.  


Pelo que também nos esforçamos para ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes.  (II Cor 5:9)


Aqui nós aprendemos qual era o alvo de Paulo, que ele ensinou em seguida.  Este alvo era agradar a Deus, portanto, não vinha automaticamente para aqueles que crêem n’Ele e confiam n’Ele.  Isso nós concluímos porque Paulo estava esforçando-se para fazer isso.  Em parte, Paulo se esforçava para agradar a Deus através das coisas que ele pregava ou ensinava. 


mas, assim como fomos aprovados por Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.  (I Tess 2:4)


Em outras passagens nós aprendemos que os ensinamentos de Paulo exaltavam o único e verdadeiro evangelho.  Por fazer isso, ele não estava buscando agradar aos homens, mas a Deus.


Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.  Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.  Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.  (Gal 1:8-10)


Além do evangelho, os ensinamentos de Paulo para os cristãos incluíam como que eles deveriam fazer para agradar a Deus pela forma como viviam.  Ele ensinou que aqueles que são controlados pelo pecado não conseguirão agradar a Deus (Rom 8:8) e que vida em santidade não permite imoralidade sexual:


Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como aprendestes de nós de que maneira deveis andar e agradar a Deus, assim como estais fazendo, nisso mesmo abundeis cada vez mais.  Pois vós sabeis que preceitos vos temos dado pelo Senhor Jesus.  Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, (I Tess 4:1-4)


Ele também ensinou:


Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam eles primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus progenitores; porque isto é agradável a Deus.  (I Tim 5:4)


Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.  (Gal 6:8)


Seus outros ensinamentos também mostram que agradar a Deus não vem automaticamente aos cristãos:


Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.  (II Tim 2:4)


Pois quero que estejais livres de cuidado. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor,  (I Cor 7:32)


Paulo chegou a orar que os cristãos agradassem a Deus de todas as formas:


para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus,  (Col 1:10)


A maneira como vivemos depois que cremos em Jesus faz sim diferença quanto a agradarmos ou não a Deus, apesar do que temos sido apresentados hoje a cerca deste assunto, debaixo do pretexto da graça. 


Justiça Imputada

Outro aspecto em que evangelho da graça atual gira em torno é o entendimento a respeito da justiça imputada, conforme vemos a seguir:


Este é o segundo aspecto do evangelho da graça.  Primeiro, que todos os seus pecados foram removidos e perdoados devido a sua fé em Jesus Cristo.  Segundo, que Deus olha para você como sendo um justo por você ter crido em Jesus Cristo.  Independentemente do que você está fazendo ou não, independentemente de manter qualquer código de ética, Deus está imputando justiça em sua conta porque você crê em Jesus Cristo.


Este ensino negligencia a capacidade contaminadora e perversora do pecado mesmo na vida de um crente.  Embora seja certamente verdade que temos uma justiça imputada diante de Deus através de nossa fé em Cristo, esta justiça pode ser destruída pelo pecado (Tiago 4:4, Gal 5:19-21, 6:8, etc.).

 

Surpreendentemente, as pessoas no Antigo Testamento recebiam justiça imputada exatamente como nós hoje em dia debaixo da nova aliança!  Exemplos disso foram Abraão (Gen 15:6 cf. Rom 4:3, Gal 3:6, Tiago 2:23) e Noé (Heb 11:7).  Davi também ensinou sobre a justiça imputada na sua época, o Antigo Testamento (Salmos 32:1;2 cf. Rom 4:6-8).  Apesar de tudo isso, lemos em Eze 33:12;13:


... A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; e, quanto à impiedade do ímpio, por ela não cairá ele no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo pela justiça poderá viver no dia em que pecar.  Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar iniqüidade, nenhuma das suas obras de justiça será lembrada; mas na sua iniqüidade, que praticou, nessa morrerá.

 

Por que então pessoas que estão debaixo do Novo Testamento pensam que graças à justiça imputada ser a nossa justiça em Cristo (Rom 3:22; 9:30-104;Gal 2:16; Fil 3:9, etc.), que elas tem o direito de posteriormente escolherem o mal e/ou um plano de salvação errado e, mesmo assim não serem espiritualmente afetadas a um grau letal?  Claramente, isso não é fato!  (Veja Apo 21:8, I Jo 2:24;25, etc.)


Sem dúvida alguma, justiça imputada, de acordo com o canon do Novo Testamento, não significa que o recipiente possa depois viver de acordo com a natureza pecadora sem vir a morrer (Rom 8:13) ou, que possa semear para a carne e não colher destruição (Gal 6:8)!  Além disso, Paulo escreveu que podemos, por vir a aceitar um plano errado da salvação, decair da graça e sermos separados de Cristo a ponto de que Ele não mais seja de nenhum proveito para nós (Gal 5:3;4)!  Paulo, que freqüentemente escreveu sobre justiça imputada em Cristo, também nos deu essas passagens bíblicas sem contradizer a si mesmo nem sua mensagem da graça!


Devemos Continuar no Pecado?

Finalmente, de posse de todos os dados supracitados a cerca da graça, deve ter ficado óbvio que os proponentes do ensino “uma vez salvo, salvo para sempre” mal interpretaram a afirmação de Paulo: Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? 

Vamos considerar o contexto deste versículo:


Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça?  De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?  (Rom 6:1;2)


Por favor, observe que Paulo dá a sua resposta para esta pergunta a cerca de pecar para que a graça abunde.  Sua resposta é clara e definitiva:  De modo nenhum (ou Não)!


Parece que a pergunta citada em Rom 6:1 foi um argumento usado pelos oponentes de Paulo, uma vez que o que está implícito na pergunta é o oposto da resposta de Paulo (v.2) e de seu ensino em geral a respeito da graça (Titus 2:12, I Cor 6:9;10, etc.).

Acaso Paulo Pregou Licença para a Imoralidade?

Como é possível alguns se referirem a Romanos 6:1 como suporte para que o evangelho da graça segundo  o ensino “uma vez salvo, salvo para sempre” venha a aceitar que imorais entrem no céu?  Isso é inacreditável, mas no entanto tem sido feito e reflete uma mal interpretação grosseira do texto:


Então ao irmos ao primeiro capítulo de Romanos 6, o que podemos dizer então, devemos continuar pecando para que a graça abunde?  Lloyd Jones diz, se as pessoas não acusarem você como Paulo os antecipou acusando ele lá de pregar licença para a imoralidade por causa da clareza de proclamar o evangelho, você não proclamou o evangelho suficientemente claro ainda.


É possível que alguns queiram argumentar, “Vamos continuar em pecado para que a graça abunde.”  O Apóstolo Paulo foi criticado por esta mesma coisa (Rom 6:1).  Qualquer doutrina da graça que não possa ser mal interpretada não é a doutrina da graça bíblica.


Paulo certamente não estava antecipando a acusação que as pessoas fariam a ele de pregar licença para a imoralidade!  Libertinagem foi na verdade a falsa mensagem da graça que os cristãos primitivos tiveram que enfrentar (Judas 3;4), incluindo Paulo (Ef 5:5-7).  Paulo repetidamente ensinou a extrema importância de uma vida santa por amor de nossa salvação (I Cor 6:9;10, Gal 5:19-21, I Tes 4:7;8).  Outra vez lembro que a sua mensagem da graça, que certamente não tem nenhuma licença para a libertinagem implícita, está concisamente colocada em Titus 2:11;12:


Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente,  (Titus 2:11;12)


Um outro proponente do ensino “uma vez salvo, salvo para sempre” afirmou semelhantemente:


O pecado não interrompe o fluir da graça divina nem remove as dádivas passadas da graça; na verdade, é o pecado que estimula a graça.  É por causa do pecado que a graça é manifesta.  “Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus.”  (Rom 5:20)


Com toda a certeza, Paulo ensinou os cristãos de que se semearem na carne, colherão destruição em oposição à vida eterna (Gal 6:8).  Afirmo mais uma vez que os mestres do ensino “uma vez salvo, salvo para sempre”, apesar de populares, estão ensinando algo a cerca do pecado e da graça que não tem base bíblica!  A pergunta permanece: em qual mensagem da graça você vai crer?


Acaso a Graça Previne contra a Queda?

Um aspecto final da graça tem que ser mencionado.  Por acaso a graça de Deus previne cristãos de decaírem da graça?  W. Boyd Hunt acha que sim:


A teologia cristã afirma que apesar de hipoteticamente o homem poder cair da graça, uma vez que ele permanece liberto sendo um cristão, na prática a graça de Deus previne isso.  Uma fé bíblica bem embasada é confiante de que a fidelidade de Deus prevalece sobre a nossa infidelidade.


Negar a Cristo é o mesmo que se tornar infiel  (II Tim 2:12;13).  Esta verdade somada ao que aconteceu com os primeiros apóstolos, ou seja, eles todos caíram na mesma noite, refuta o ensinamento de W. Boyd Hunt quanto a nossa fidelidade:


Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis de mim; pois está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.  (Mat 26:31)


As escrituras claramente provam que cair não é meramente hipotético, como alguns defensores da doutrina “uma vez salvo, salvo para sempre” alegam.

 


Retornar para Evangelical Outreach
www.evangelicaloutreach.org
Endereço: P.O. Box 265, Washington, PA 15301-0265, USA

Contactenos O Únase A Nuestra Lista De Correspondencias De Cartas Electrónicas