Deveriam os Cristãos Adorar Ao Senhor Jesus?

 

Dan Corner

(Você pode fazer cópias deste artigo, porém, respeitando seu conteúdo, sem modificações, adições ou omissões de nenhum tipo, e incluindo o nome e o endereço do ministério que encontram-se no final.)

(Todas as citações de Escrituras são da Bíblia de Estudo Almeida, a menos que se indique de outra forma.)

 

Recentemente, enquanto obedecia a ordem para propagar a mensagem salvadora da alma do arrependimento dos pecados e fé em Jesus Cristo (Atos 20:21), encontrei duas pessoas, em ocasiões diferentes, que estavam, agressivamente opostas a adoração do Senhor Jesus. A princípio, pensei que eles eram Testemunhas de Jeová, o que seria típico para eles, mas nenhum deles era.

 

Eles trouxeram vários temas como evidencia contra a adoração a Jesus, que alguns talvez tenham ouvido e tropeçado por sua causa. Que este estudo possa abençoar a muitos e oferecer mais adoração ao Senhor Jesus, que claramente a merece.

 

Fato 1: Os cristãos primitivos adoravam ao Senhor Jesus, ele recebia essa adoração e nunca os repreendeu em nenhuma das várias ocasiões.

 

O Senhor Jesus também recebeu adoração de pessoas que não estavam salvas e que foram curadas por ele. Aqui está a prova de tudo isto:

E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: - Verdadeiramente, és o Filho de Deus. (Mateus 14:33)

E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram. (Mateus 28:9)

E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. (Mateus 28:17)

Então, eles, adorarando-o, voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo. (Lucas 24:52)

Então, afirmou ele: Creio Senhor, e o adorou. (João 9:38).

 

Fato 2: Deus, que é zeloso por nosso amor e devoção, manda a todos os seus anjos adorarem a Jesus:

E novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: “E todos os anjos de Deus o adorem.” (Hebreus 1:6)

Esta palavra grega traduzida como adorar em Hebreus 1:6 também se encontra na seguinte passagem:

Por tanto, se prostrado me adorares, tudo isto será teu. Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele darás culto.” (Lucas 4:7, 8)

Portanto, o Senhor repreendeu ao diabo com a v erdade de que Deus deve ser adorado, mas Deus manda a todos os seus anjos adorarem a Jesus (Hebreus 1:6). (A mesma palavra grega é encontrada em cada Escritura.)

Também, recorde que Deus não sua gloria a ninguém, no entanto, tem seus anjos que adoram a Jesus.

 “Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura. (Isaías 42:8)

 

Fato 3: O Pai quer que Jesus seja honrado da mesma maneira que o Pai é honrado:

E o Pai a ninguém julga, mas ao filho confiou todo julgamento, a fim de que todos honrem ao Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. (João 5:22,23)

Portanto, se você não está honrando ao Filho da mesma forma que você honra ao Pai, você não está honrando ao Pai ao final de contas.

O significado em Grego da palavra traduzida como honrar em João 5:23 é:

1) Estimar, fixar o valor

2) Dar honra, ter em honra, venerar

Por favor, saiba que venerar e adorar são sinonimos. Deus deve ser venerado (adorado). (Esta é uma poderosa refutação à doutrina Católica da veneração de sua Maria, a qual não é a Maria da Bíblia.)

Assim sendo, Jesus deve ser adorado da mesma forma como o Pai é adorado.

 

Fato 4: Ambos, Jesus e o Pai são igualmente adorados ao mesmo tempo no céu por parte de toda a sua criação.

Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande voz:

“Digno é o cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor”. Então ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos!

E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram. (Apocalipse 5:11-14)

Assim que, Jesus é adorado na presença do Pai e da mesma maneira que o Pai é adorado.

 

Fato 5: Jesus é claramente adorado por todas as pessoas no futuro:

Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. Foi-lhe dado domínio e glória e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído. (Daniel 7:13,14)

 

Fato 6: Jesus tem toda autoridade no céu. Claramente, aquele que tem toda autoridade no céu deve ser adorado:

Jesus, aproximando-se, falou-lhes: - Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. (Mateus 28:18)

 

Fato 7: Jesus é deidade. Isto significa que ele é Deus por natureza, igual ao Pai, porém, não a pessoa do Pai. Portanto, temos provado novamente que ele deve ser adorado. Aqui artigos que provam estas verdades:

 

 Objeções enganosas contra a Adoração A Jesus

Abaixo há dois argumentos mal usados Escrituristicamente, citados por pessoas enganadas, tristemente opostas à adoração ao Senhor Jesus:

1.    Jesus ensinou às pessoas que adorem ao Pai, não a ele mesmo em João 4:23,24, no qual diz:

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. (João 4:23,24)

Resposta: Certamente que é verdade que Jesus ensinou que o Pai está para ser adorado, e que no há aqui nenhuma menção indicando que Jesus deva ser adorado. Sem dúvida, outras escrituras suplementam esta passagem acerca da adoração cristã, como foi provado anteriormente.

 

2. Jesus nunca reivindicou ser Deus.

Resposta: É verdade que ele nunca disse isto com suas palavras, porém ele claramente identificou-se a si mesmo como Deus, ambas, direta e indiretamente.

Em João 8:58, Jesus se identifica a si mesmo o “Eu sou” de Êxodo 3:14). (Prova direta.)

A prova indireta da deidade de Cristo é: Orarão a ele em Atos 7:59. De fato, Jesus ensinou que nós devemos orar a ele em João 14:14. ( se deve orar a Deus.)

Em Resumo

Os cristãos primitivos adoravam ao Senhor Jesus (e oravam a ele). Você está na mesma verdade em que estavm os cristãos primitivos, ou tem sido enganado por um falso mestre?

Aqui um artigo que trata de outras objeções comuns contra a deidade de Cristo:

 

DEUS O ABENÇOE.                                               

Endereço de Correio:

Difusión de las Buenas Noticias  

PO Box 265

Washington, PA 15301

USA