Jesus, o YHWH do Antigo Testamento

--Dan Corner—

 

Concedemos permissão para reproduzir este artigo, porém só de maneira completa, incluindo o nome do autor, o endereço do ministério ao final do artigo, e sem nenhuma alteração. Todas as citações de Escrituras são da Bíblia de Estudo Almeida, a menos que se indique de outra maneira.

 

"YHWH" se refere ao nome com o qual Deus se identificou a si mesmo ante Moisés. Nas antigas versões, escrevia-se erroneamente "Jeová." Hoje muitos pensam que se pronunciava Yahvé. Entretanto, já que a pronúncia original é incerta (o hebreu bíblico carecia de sinais para as vogais), temos deixado somente as letras hebréias yod, he, waw e he; assim, "YHWH".

Como disse alguém certa vez, Jesus de Nazaré é ou bem o Senhor, ou um mentiroso, ou um lunático. Para nós que sabemos que a Bíblia é a palavra inspirada do Deus vivente, chegamos a um versículo importantíssimo com respeito à identidade de Jesus, que a muitos passa despercebido. Jesus ensinou:

O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma. (João 5:37)

Que surpreendente afirmação para ser meditada pelos que estão conscientes do Antigo Testamento (AT)! A razão é que o povo ouviu a voz de Deus e viu a sua forma! Então como pode Jesus dizer que NÃO foi o Pai que eles ouviram ou viram? Equivocou-se Jesus, em João 5:37, ou pode haver outra explicação com respeito a quem foi ouvido e visto nos tempos do AT?

Por favor, considere as seguintes Escrituras que provam que YHWH foi ouvido em tempos do AT:

Então, o Senhor desceu na nuvem e lhe falou (a Moisés); e, tirando do Espírito que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas, depois, nunca mais. (Números 11:25)

ou se algum povo ouviu falar a voz de algum deus do meio do fogo, como tu a ouviste, ficando vivo; (Deuteronômio 4:33)

e dissestes: Eis aqui, O SENHOR nosso Deus, nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje, vimos que Deus fala com o homem, e este permanece vivo. Agora, pois, por que morreríamos? Pois este grande fogo nos consumiria; se ainda mais ouvíssemos a voz do Senhor, nosso Deus, morreríamos. Porque quem há, de toda carne, que tenha ouvido a voz do Deus vivo falar do meio do fogo, como nós ouvimos, e permanecido vivo? (Deuteronômio 5:24-26)

segundo tudo o que pediste ao SENHOR, teu Deus em Horebe, quando reunido o povo: Não ouvirei mais a voz do SENHOR, meu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. (Deuteronômio 18:16)

Ainda outras Escrituras ensinam que YHWH foi visto em tempos do AT:

Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: "Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva." (Gênesis 32:30)

E subiram Moisés, e Arão, e Nadabe, e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel. E viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia uma como pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade. Ele não estendeu a mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel; porém eles viram a Deus, e comeram e beberam. (Êxodo 24:9-11)

Disse Manoá a sua mulher: certamente morreremos, porque vimos a Deus. Porém sua mulher lhe disse: Se o SENHOR nos quisesse matar, não aceitaria de nossas mãos o holocausto e a oferta de manjares, nem nos teria mostrado tudo isto, nem nos teria revelado tais coisas. (Juízes 13:22-23)

Pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão, pois desviara o seu coração do SENHOR, Deus de Israel, que duas vezes lhe aparecera. (1Reis 11:9)

Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido!  Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! (Isaías 6:5)

Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR, como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? (Números 12:8)

Deus foi tanto visto como ouvido em tempos do Antigo Testamento, mas pela autoridade de Jesus, não se tratava do Pai! Quem era, então? Considere também, João 1:18:

Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.

 

Jesus e Paulo

O Senhor Jesus deixou atônitos os judeus incrédulos de seu tempo, quando se identificou a si mesmo como o YHWH do AT ao identificar-se como o "Eu Sou" que apareceu a Moisés em Êxodo 3:13-14. Esta escritura do AT diz:

Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: "EU SOU me enviou a vós outros”.

Jesus revelou sua identidade já que afirmou que ele mesmo falou a Moisés em João 8:58:

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade em Verdade eu vos digo: antes que Abrão existisse. EU SOU.

Então, posteriormente, Paulo afirmou o seguinte:

tendo sito todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. (1Corintios 10:2-4)

Se lesse através do AT, mostra-se que YHWH é a pedra:

Porque proclamarei o nome do SENHOR. Engrandecei o nosso Deus. Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto. (Deuteronômio 32:3,4)

 

Comparação do AT com o Novo Testamento

Outra classe similar de enigma para alguns, vem de comparar Escrituras do AT com Escrituras do Novo Testamento (NT). Compare minuciosamente os seguintes conjuntos de Escrituras para aprender mais da verdadeira identidade oculta de Jesus de Nazaré:

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. (Isaías 40:3)

Naqueles dias apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia e dizia: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. (Mateus 3:1-3)

Segundo Mateus, o profeta Isaías escreveu acerca de João Batista, aquele que haveria de preparar o caminho para o Senhor, ou como escreveu Isaías, o SENHOR (YHWH). Então, João foi quem preparou o caminho para Jesus:

Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. (Mateus 3:11)

João preparou o caminho para Jesus, segundo Mateus, mas Isaías disse que João, a quem chamou a vós, preparou o caminho para YHWH.

 

Senhor dos Senhores

Há mais para que você considere. Em Deuteronômio 10:17, lemos:

Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno.

Note que segundo esta escritura do AT, YHWH não é somente Deus, mas também Senhor dos senhores. No entanto, no NT lemos claramente que Jesus é o Senhor dos senhores:

Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados eleitos e fiéis que se acham com ele. (Apocalipse 17:14).

Adicionalmente, o NT revela que o Rei dos reis e Senhor dos senhores é Deus:

a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.    (1Timóteo 6:15)

Quem, pois, é o Senhor dos senhores? O AT diz que YHWH é o Senhor dos senhores, porém o NT afirma o mesmo de Jesus! Pode haver dois que sejam Senhor dos senhores?

 

YHWH alguma vez foi traspassado?

Continuando, consideremos quem foi traspassado. No NT lemos o seguinte, a respeito de Jesus:

Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que isto viu testificou, sendo verdadeiro o seu testemunho, e ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais. E isto aconteceu para se cumprir a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado. E outra vez diz a Escritura: "Eles verão aquele que traspassaram." (João 19:34-37)

A única Escritura à qual João podia estar se referindo quando escreveu “... E outra vez diz a Escritura: Eles 'verão aquele que traspassaram, é a seguinte:”

E derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém  o Espírito da graça de súplica; e olharão para mim, a quem traspassaram E se lamentarão por Ele, como quem se lamenta por um filho único, e chorarão por ele como se chora por um primogênito. (Zacarias 12:10 Tradução livre da Bíblia de las Américas)

YHWH falou estas palavras através do profeta Zacarias, como é evidente se lemos Zacarias desde 12:1 até o versículo 10. Note que YHWH está falando e usa a palavra "mim" em relação a ser aquele que é traspassado. Sem dúvida, o Apóstolo João se refere à mesma Escritura (Zacarias 12:10) e diz que foi cumprida quando Jesus foi traspassado na cruz pela lança do soldado romano! Quem foi atravessado, YHWH ou Jesus? Já que Jesus é YHWH, este quebra cabeça se resolve junto com João 5:37.

 

Uma pedra de tropeço para aos homens

Outro problema similar surge para alguns quando comparamos Isaías 8:13-14 com  algo que escreveu o Apóstolo Pedro! A passagem de Isaías é a seguinte:

Ao SENHOR dos Exércitos, a ele santificai; seja ele o vosso temor, seja ele o vosso espanto. Ele vos será santuário; mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa às duas casas de Israel, laço e armadilha aos moradores de Jerusalém. (Isaías 8:13,14)

Pergunta: O profeta Isaías disse que YHWH será uma pedra que faz tropeçar os homens e uma rocha que os faz cair? Claro que sim. Então o que acontece quando lemos o seguinte, acerca de Jesus?

Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, "a pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular", e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos. (1Pedro 2:7, 8).

YHWH ou Jesus, é uma pedra de tropeço e uma rocha que faz cair? Ou por que o Apóstolo Pedro se referiu a uma Escritura que foi escrita acerca da YHWH Todo-poderoso e o faz aplicável a Jesus? São todas contradições ou Jesus é YHWH?

 

Todas as coisas foram criadas para quem?

Ainda há mais para considerar. Todas as coisas foram criadas para YHWH ou Jesus? Medite isto:

Todas as coisas fez Jeová para si mesmo, e até o perverso, para o dia ruim. (Provérbios 16:4, Reina Valera, 1960. Tradução livre)

Porém, o Apóstolo Paulo escreveu o seguinte acerca de Jesus:

Porque nele foram criadas todas as coisas, tanto nos céus como na terra, visíveis ou invisíveis; sejam tronos ou domínios ou poderes ou autoridades; tudo foi criado por ele e para ele. (Colossenses 1:16, Bíblia das Américas, Tradução livre)

Logo temos esta passagem:

Por isso disse: "Não me leves, Deus meu, a metade de minha vida; tu permaneces por todas as gerações. No princípio tu firmaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permaneces. Todos eles se desgastarão como um vestido. E como roupa os trocarás, e os deixarás de lado. Mas tu és sempre o mesmo, e teus anos não têm fim. (Salmos 102:24-27)

Isto também é um problema para alguns, quando se compara com a seguinte passagem escrita acerca de Jesus:

Porém, com respeito ao Filho, disse: "Teu trono, ó Deus, permanece pelos séculos dos séculos, e o cetro de teu reino é um cetro de justiça..." Também disse: "No princípio, ó Senhor, tu firmaste a terra, e os céus são a obra de tuas mãos. Todos eles se desgastarão como um vestido. Dobrá-los-ás como um manto, e mudarão como uma roupa que se troca; mas tu és sempre o mesmo, e teus anos não têm fim." (Hebreus 1:8,10-12)

O Salmo 102:24-27 está escrito acerca do Deus eterno, mas a mesma Escritura é aplicada a Jesus no NT! Como pode ser isto, a menos que Jesus seja YHWH?

 

Primeiro E Último

Segundo o que segue, o Primeiro e o último é YHWH, o Todo-poderoso:

Assim diz o SENHOR Todo-Poderoso, rei e redentor de Israel; “Eu sou o primeiro e o último; fora de mim não há Deus”. (Isaías 44:6)

Escuta-me, Jacó, Israel, a quem tenho chamado: Eu sou Deus; eu sou o primeiro e eu sou o último. (Isaías 48:12)

Não obstante, Jesus chamou a si mesmo de igual modo no NT:

Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém, ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; Eu sou o primeiro e o último. (Apocalipse 1:17)

Escreve ao anjo da Igreja de Esmirna: Este diz o Primeiro e o Último, o que morreu e voltou a viver. (Apocalipse 2:8)

Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. (Apocalipse 22:13)

 

O Salvador

Quem é o Salvador? O AT declara isto:

Declarem e apresentem suas provas, deliberem juntos. Quem predisse isto há tempos, quem declarou desde tempos antigos? Acaso não o fiz eu, o SENHOR? Fora de mim não há outro Deus; Deus justo e Salvador, não há nenhum outro fora de mim. (Isaías 45:21)

YHWH, o Deus justo, é o Salvador, segundo Isaías. Porém, o NT revela que o Salvador é Jesus, pois só Ele tem o nome no qual se encontra a salvação:

Este Jesus é "a pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular." E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. (Atos 4:11-12)

E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. (1João 4:14)

 

Nosso Refúgio

Em quem acharemos refúgio? O AT declara claramente que há de ser no Filho:

Beijai o Filho para que se não irrite, e não pereçais no caminho; porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira. Bem aventurados todos os que nele se refugiam. (Salmos 2:12)

Note que um é abençoado e não amaldiçoado ao confiar no Filho. Não obstante, a seguinte Escritura ocasiona outro problema para todos quantos rechaçam a divindade de Cristo:

Assim diz o SENHOR, Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR. Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. (Jeremias 17:5-7)

Mas ainda, a Bíblia é clara ao dizer que YHWH é nosso Refúgio:

Meteis a ridículo o conselho dos humildes, mas o SENHOR é o seu refúgio. (Salmo 14:6)

A Bíblia está cheia deste tipo de contradições muito além de toda esperança para todos os que rechaçam a Trindade e a divindade de Jesus Cristo, mas para aqueles de nós que aceitamos as Escrituras e o que elas ensinam acerca da identidade do Senhor, não há tais problemas! Jesus não é o Pai, mas é YHWH por natureza.

 

Perguntas de Revisão

1.    O Senhor Jesus ensinou que nos tempos do Antigo Testamento ninguém jamais havia ouvido nem visto o Pai?

2.    Jesus estava ensinando a absoluta verdade quando ensinou isto em João 5:37?

3.    Nas Escrituras do AT, jamais alguém viu a forma ou escutou a voz de YHWH?

4.    Pode nomear as várias pessoas que fizeram isto?

5.    A Bíblia está livre de contradições?

6.    Como se compara esta verdade com João 1:18?

7.    YHWH é o "EU SOU" de Êxodo 3:13-14?

8.    Jesus identificou-se a si mesmo como o "EU SOU" (João 8:58)?

9.    Há algum outro "EU SOU" a quem Jesus pode haver-se referido no AT além de Êxodo 3:14?

10.                      Cristo foi "A Rocha" que acompanhava os israelitas no tempo de Moisés?

11.                      O AT mostra que a "Rocha" é YHWH?

12.                      Podemos comparar vários conjuntos de Escrituras do AT e NT para aprender a verdadeira e oculta identidade do Jesus de Nazaré?

13.                      Isaías escreveu que uma voz haveria de preparar o caminho diante de YHWH?

14.                      A mesma voz foi identificada como João Batista no NT?

15.                      João Batista preparou o caminho para Jesus?

16.                      Jesus é YHWH, mas não é o Pai?

17.                      YHWH é o Senhor dos senhores?

18.                      Jesus é o Senhor dos senhores?

19.                      Jesus é YHWH, mas não é o Pai?

20.                      Foi YHWH alguma vez traspassado?

21.                      O Apóstolo João aplicou a Jesus a mesma Escritura que ensina que YHWH foi traspassado?

22.                      Sua compreensão da identidade de Jesus pemite-lhe fazer o mesmo?

23.                      Quem é a rocha que faz alguns homens tropeçarem?

24.                      Para quem foram criadas todas as coisas?

25.                      Jesus muda como se fosse parte da criação?

26.                      É o primeiro e o último Todo-poderoso (Isaías 44:6)?

27.                      Jesus é chamado o primeiro e o último (Apocalipse 1:17; 2:8)?

28.                      Pode haver dois que sejam o primeiro e o último?

29.                      YHWH é o Salvador?

30.                      Jesus é o Salvador?

31.                      Quem tem o único nome no qual há salvação?

32.                      YHWH é nosso Refúgio?

33.                      Jesus é o seu Refúgio?

 

Site:

Endereço:

P.O. Box 265

Washington, PA 15301-0265, USA