Jesus não é o Pai, mas é Deidade

- Dan Corner -

[É permitida e incentivada a duplicação deste artigo, porém, sem adições, alterações ou omissões, incluindo o nome do nosso ministério ao final]

(Todas as citações de Escrituras são da Bíblia de Estudo Almeida, a menos que se indique de outra maneira.)

Ambos, as Testemunhas de Jeová (que negam a deidade de Cristo) e os Pentecostais Unidos (também conhecidos como “Apostólicos” ou “Só Jesus”, que afirmam a deidade de Cristo, erroneamente ensinam dois personagens distintos entre nosso Pai Celestial e o Senhor Jesus). As Testemunhas de Jeová deturpam os Cristãos que crêem na Trindade, dizendo que nós ensinamos que Jesus é o Pai, enquanto que os Pentecostais Unidos argumentam que o Pai e o Filho são a mesma pessoa. Muita confusão doutrinária, no mínimo, tem sido criada por estes grupos e seus ensinamentos.

 

Duas Pessoas Distintas - Pluralidade

A palavra "e" indica pluralidade e se encontra nas Escrituras distinguindo o Pai do Filho:

Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. (2João 1:9)

Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente tem eles visto, mas também odiado tanto a mim como a meu Pai. (João 15:24)

Novamente, os Cristãos que corretamente crêem na Trindade, não crêem que Jesus é o Pai mesmo crendo que Jesus é deidade como o é o Pai.

Além do mais, as palavras nós e nosso também indicam pluralidade entre Pai e Filho:

Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. (João 14:23)

 

Para Que Sejam Uno, O Mesmo Que Nós!

Os Cristãos dever ser Uno como o Pai e o Filho são Uno:Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai Santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. (João 17:11)

Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos. (João 17:22)

Isto se refere a um em unidade e não a um de pessoa.

 

Jesus e o Pai são Dois!

Jesus ensinou o seguinte:

Se eu julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, porém eu e aquele que me enviou. Também na vossa lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. Eu testifico de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também testifica de mim. Então, eles perguntaram: Onde está teu Pai?  Respondeu Jesus: Não me conheceis a mim nem a meu Pai; se conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai. (João 8:16-19)

Dois personagens separados e distintos se mostram nesta passagem quando se faz referencia a Jesus e ao Pai, como na passagem do Antigo Testamento, na qual o Senhor fez referencia. Em outras palavras, eles são dois assim como 1 + 1 = 2.

 

Jesus Orou para Si Mesmo?

Além do mais, Jesus orou ao Pai. Isto também mostra que ele não pode ser o Pai. Se fosse, então teria orado as si  mesmo, o que seria um absurdo:

Então, Jesus clamou em voz alta: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou. (Lucas 23:46)

Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti. (João 17:1)

 

Jesus enviou-se a Si Mesmo?

Se tu crês que Jesus é a pessoa do Pai, então também terás que acreditar que Jesus se enviou a si mesmo ao mundo:

Então, daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis: Tu blasfemas; porque declarei: sou Filho de Deus? (João 10:36)

Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. (João 17:18)

A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. (João 17:21)

Eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. (João 17:23)

 

Jesus é o Filho Único e Só-e-sem-outro de sua Classe

Os Pentecostais Unidos algumas vezes argumentarão que uma pessoa pode ser ambos pai e filho ( e também esposo) e tudo ao mesmo tempo. Enquanto isto pode ser verdade em ocasiões ao natural, tal pessoa nunca é um pai, um filho (e esposo) da mesma pessoa.

Além do mais, Jesus (a Palavra) é uma pessoa distinta que estava com o Pai antes de vir à terra:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (João 1:1)

E, agora, glorifica-me ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo. (João 17:5)

E a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada. (1João 1:2)

O Senhor Jesus logo regressou ao Pai:

Disse-lhes Jesus: Ainda por um pouco de tempo estou convosco e depois irei para junto daquele que me enviou. (João 7:33)

O Pai e o Filho devem ser entendidos que são dois personagens distintos para fazer sentido em todas as Escrituras mencionadas anteriormente e das que vão ser mencionadas adiante, as quais mostram o mesmo por palavra e:

Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. (2 Pedro 1:2)

A graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor. (2 João 1:3)

Graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. (Filipenses 1:2)

Portanto, os Apóstolos Pedro, João e Paulo, todos creram que o Pai e o Filho são duas pessoas distintas e escreveram desta forma. Igualmente, pondere a seguinte Escritura, a qual, como muitas outras, demonstra que a salvação é condicional, como também a pluralidade entre o Pai e o Filho:

Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai. Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós  no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna. (1João 2:22-25)

[Está claro que uma doutrina incorreta pode ocasionar que um Cristão perca sua salvação. Ver também 1Coríntios 15:2; 2João 9 e Gálatas 5:2-4. Este fato desmente outra falsa doutrina (a heresia da segurança eterna).]

 

Deus é Espírito, Mas Jesus Não É

Jesus disse a respeito do Pai:

Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24)

Pelo contrário, Jesus disse de si mesmo:

Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. (Lucas 24:39)

Portanto, Jesus não pode ser o Pai (que é espírito), porque tem carne e ossos, os quais um espírito não tem.

 

Ninguém Ouviu Nem Viu O Pai, Mas Ouviram E Viram A Jesus

Além do mais, é verdade, ninguém nunca ouviu nem viu o Pai:

O Pai que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma. (João 5:37)

Nenhuma pessoa sensata negaria que as pessoas viram e ouviram a Jesus ensinar, mas Jesus disse que as mesmas pessoas nunca ouviram ao Pai e nunca viram sua forma. Novamente, só podemos deduzir que Jesus não pode ser o Pai. Aqui temos Escrituras para mostrar que as pessoas viram a Jesus:

Porém, eu já vos disse que, embora me tenhais visto, não credes. (João 6:36)

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem aventurados os que não viram e creram. (João 20:29)

O que Jesus quis dizer, quando disse o seguinte?

Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? (João 14:9)

Jesus estava dizendo que nele nós vemos como o Pai mesmo se expressaria sob as mesmas circunstancias. Isto se mostra da seguinte forma:

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas. (Hebreus 1:3)

 

Deus Frequentemente Se Refere À Pessoa do Pai,

Mas Não Sempre

Outra verdade que ajudará a muitos a entender estas pluralidade entre o Pai e o Filho como também a deidade de Cristo, é saber que o termo Deus, frequentemente se refere somente ao Pai, porém, outras vezes ao Filho e outras vezes ao Espírito Santo. Isto se mostra nos três versículos seguintes, respectivamente:

Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. (1Corintios 1:3)

E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; Chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! (João 20:27,28)

Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. (Atos 5:3,4)

 

Jesus À Direita Do Pai

O Senhor Jesus que ascendeu ao céu, está muito frequentemente sentado à direita do Pai, porém uma vez foi visto de pé à direita do Pai:

E disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. (Atos 7:56)

Estevan viu a dois personagens quando estava morrendo. Também, Jesus se mostra em outro lugar com um livro de Deus (o Pai) que estava sentado no trono:

Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono. (Apocalipse 5:7)

Através de toda a Escritura, encontramos evidencia de que Jesus não é o Pai, mas é deidade (Deus por natureza), como o Pai. Com toda esta evidencia acerca da pluralidade entre o Pai e o Filho, é no mínimo alarmante como multidões tem sido enganadas a respeito disto. Uma vez mais, parece que um credo ou confissão doutrinária tem sido a base para a crença pessoal de uma pessoa, em vez das Sagradas Escrituras. A verdade é: Jesus não é a pessoa do Pai, mas é deidade igual ao Pai. Por favor, veja outros artigos relacionados:

 

Difusión de las Buenas Noticias  

Caixa  Postal:
PO Box 265, Washington, PA 15301 USA (Estados Unidos)